SISTEMAS AGROFLORESTAIS COM BANANA E PALMITO

2964 palavras 12 páginas
SISTEMAS AGROFLORESTAIS COM BANANA E PALMITO

JOÃO BARCELLOS XAVIER
Bolsista

ARNALDO PEREIRA VIEIRA orientador Novembro 2010
INTRODUÇÃO

O meio ambiente vem sendo degradado devido ao seu mau uso, decorrente do atual sistema de produção baseado na monocultura. A utilização demasiada de produtos químicos causa erosão e a perda de fertilidade do solo, diminuindo a biodiversidade e contaminando fontes de água potáveis, além de contribuir para o aquecimento global através da retirada da cobertura vegetal nativa.
Os sistemas agroflorestais (SAFs) conciliam a conservação, a restauração e a produção de espécies vegetais, associando espécies florestais junto as culturas agrícolas anuais ou perenes podendo também fazer o uso de animais, gerando benefícios mutuo resultante da interação ecológica entre os seres que ali vivem. (Vivan, 1998). Esses sistemas permitem uma relação mais harmoniosa com a natureza e são alternativas para o uso sustentável da terra, evitando queimadas e desmatamentos. A existência de espécies arbóreas junto a componentes agrícolas e pecuários nas propriedades rurais proporciona melhorias ambientais, econômicas e sociais. A compreensão e observação da evolução das comunidades nos ecossistemas são particularmente importantes para a identificação das condições ecológicas que devem servir de base para uma agricultura sustentável e esta se encontra ancorada na manutenção da produtividade e lucratividade das unidades de produção agrícola, minimizando ao mesmo tempo, impactos ambientais. Sabe-se também que os sistemas agroflorestais constituem uma modalidade antiga de uso da terra, praticada há milhares de anos pelo homem do campo em todas as partes do mundo (Bertalot et al., 1994).
As áreas degradadas e íngremes são encontradas com freqüência no Estado de Minas Gerais, sendo, portanto esta tecnologia de grande utilidade para agricultores do estado e é recomendada pelo serviço

Relacionados