sistema
http://www.caelum.com.br/apostila-java-orientacao-objetos/como-aprender-java/#1-3-tirando-duvidas-e-indo-alem
Capítulo 1
Como Aprender Java
"Busco um instante feliz que justifique minha existência"
1.1 - O que é realmente importante?
Muitos livros, ao passar dos capítulos, mencionam todos os detalhes da linguagem juntamente com seus princípios básicos. Isso acaba criando muita confusão, em especial porque o estudante não consegue distinguir exatamente o que é primordial aprender no início, daquilo que pode ser estudado mais adiante.
Se uma classe abstrata deve ou não ter ao menos um método abstrato, se o if só aceita argumentos booleanos e todos os detalhes sobre classes internas, realmente não devem se tornar preocupações para aquele cujo objetivo primário é aprender Java. Esse tipo de informação será adquirida com o tempo, e não é necessário no início.
Neste curso, separamos essas informações em quadros especiais, já que são informações extras. Ou então, apenas citamos num exercício e deixamos para o leitor procurar informações se for de seu interesse.
Por fim, falta mencionar algo sobre a prática, que deve ser tratada seriamente: todos os exercícios são muito importantes e os desafios podem ser feitos quando o curso terminar. De qualquer maneira recomendamos aos alunos estudarem em casa, e praticarem bastante código e variações.
O curso
Para aqueles que estão fazendo o curso Java e Orientação a Objetos, recomendamos estudarem em casa aquilo que foi visto durante a aula, tentando resolver os exercícios opcionais e os desafios apresentados.
1.2 - Sobre os exercícios
Os exercícios do curso variam de práticos até pesquisas na Internet, ou mesmo consultas sobre assuntos avançados em determinados tópicos para incitar a curiosidade do aprendiz na tecnologia.
Existem também, em determinados capítulos, uma série de desafios. Eles focam mais no problema computacional que na linguagem, porém são