Sistema
02- Desenvolvem-se a partir do mesoderma intermediário, que se estende ao longo de toda a parede dorsal do corpo do embrião. O dobramento do embrião no plano horizontal leva o mesoderma intermediário a posição ventral. A crista longitudinal de mesoderma, de cada lado da aorta primitiva, na região do tronco, é denominada saliência urogenital que dá origem a partes do sistema urinário e genital.
O sexo gonadal é determinado pelo fator determinante do testículo (FDT) do cromossomo Y. O FDT localiza-se na região determinante do sexo (SRY) do braço curto do cromossoma Y. O FDT direciona a diferenciação testicular.
No macho ocorre a presença do cromossomo y e a formação de testículos. Na femea a ausência do cromossomo y e a presença do par x faz com que os ovários se desenvolvam a partir da regressão dos ductos mesonefricos da vagina se forma a partir da placa vaginal e a genitália externa indiferenciada se diferencia em clitóris e lábios (grandes e pequenos).
embriologiadosistemaurogenital.blogspot.com.br/2009/06/embriologia-do-sistema-urogenital_9920.html
03- o sistema urinário tem a função de elaborar e remover o principal fluido excretório, a urina. O sistema genital servem para a formação, o desenvolvimento e a expulsão dos produtos das glândulas reprodutivas. (Getty)
04- Carnívoros:
Possuem formato de grão de feijão, sendo um rim relativamente globoso;
Os rins são órgãos retroperitoneais, sendo o rim direito mais retroperitoneal que o esquerdo;
O rim diretio também é mais cranial que o esquerdo e faz uma impressão no fígado;
O rim esquerdo é mais pendular que o direito.
Pequenos ruminantes (ovinos e caprinos):
Possuem formato de grão de feijão;
O rim direito é mais retroperitoneal que o esquerdo;
O rim direito também é mais cranial que o esquerdo e faz uma impressão no fígado;
O rúmen ocupa todo o antímero esquerdo da cavidade abdominal e