sistema ósseo
O exercício físico é essencial para a manutenção de ossos e músculos fortes. A força muscular declina com o avançar da idade, mas trabalhos demonstraram que quando a pessoa se exercita ela fica mais forte e com o peso mais adequado, em comparação aos sedentários. Quando praticado na infância, o esporte ajuda as crianças a reduzirem o risco de dor crônica no futuro, incluindo dores lombares e cervicais.
Para que se mantenham saudáveis, as articulações precisam ser exercitadas. Longos períodos de inatividade levam a articulação artrítica a se enrijecer e os tecidos próximos a enfraquecerem.
Problemas causados por falta de atividade física
•Fraturas e quedas:
A atividade física tem um papel importante no alentecimento (diminuição da osteoporose), além de ajudar a reduzir o risco de quedas, por fortalecimento muscular e esquelético – articular, melhora do equilíbrio e, conseqüentemente, de fraturas. A queda é uma importante causa de morte em indivíduos com mais de 65 anos, por isso que a atividade física é tão importante para os idosos.
•Dor lombar:
Os indivíduos sedentários apresentam risco aumentado de dor lombar, especialmente quando têm que realizar atividades não usuais, como carregar peso e outros trabalhos que exigem força. O sedentarismo leva a alguns fatores que podem favorecer o desenvolvimento de dor lombar:
• A falta de flexibilidade muscular restringe a mobilidade da coluna lombar;
• A fraqueza da musculatura abdominal aumenta o estresse na musculatura lombar, levando ao deslocamento dos ossos do quadril;
• A fraqueza da musculatura lombar aumenta a carga na coluna vertebral e o risco de compressão discal;
• A obesidade leva à sobrecarga da coluna e aumenta a pressão nas vértebras e nos discos intervertebrais.
A atividade física tem um papel benéfico no alívio da dor lombar crônica, embora não seja recomendado que os pacientes com dor lombar aguda e súbita pratiquem exercício físico. Além