Sistema e segurança no trabalho
Todos esses problemas acabam afetando a atenção dos lideres com relação aos ambientes que cercam os trabalhadores, se as condições de trabalho são adequadas, se há riscos de acidentes em determinadas rotinas, que possam causar danos à saúde de seus empregados e, consequentemente, gerar custos a empresa.
O Sistema de Segurança no Trabalho, além de reduzir riscos de acidentes, doenças ocupacionais, pode também gerar lucros para empresa, melhorando a qualidade do trabalho e reduzindo as perdas. Com a redução dos acidentes e das doenças provocadas pelas condições inadequadas de trabalho, protegemos a empresa de possíveis multas e processos trabalhistas.
Muitas empresas se empenham na orientação de seus empregados com relação a doenças como, por exemplo, alcolismo, diabétes, tabagismo que, em um primeiro momento, não parecem serem nocivas ao ambiente empresarial, mas que com o passar do tempo, podem ocasionar danos importantes a saúde que certamente implicara no aumento do indice de abssenteísmo da empresa com faltas, afastamentos e consequentemente aumento dos custos.
As empresas precisam assegurar que o trabalhador desenvolva suas atividades com segurança, atendendo os requisitos legais, regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas e Normas Regulamentadoras específicas com relação a segurança e saúde ocupacional.
Desta forma, entende-se que a direção da empresa pode demonstrar liderança na prevenção dos riscos para a segurança e saúde no trabalho. A liderança constitui uma condição para o êxito. Qualquer abordagem preventiva só pode dar frutos