QUESTÕES FILOSOFIA
1. O que é senso moral? Exemplifique.
O senso moral atua quando uma pessoa é movida a agir por causa dos seus sentimentos ao próximo, pelos seus valores e ainda pelo sentimento de igualdade entre si e o próximo, ou seja, o senso moral leva uma pessoa a agir imediatamente. Exemplo: A piedade e a indignação que sentimos com a miséria mundial, mobilizados, participamos de campanhas contra a fome.
2. O que é consciência moral?
A consciência moral é um juízo da razão pelo qual a pessoa humana reconhece a qualidade moral de um ato concreto.
3. Qual principal pressuposto do senso moral e da consciência moral?
O senso e a consciência morais têm como pressuposto fundamental a ideia de liberdade do agente. Pois os sentimentos e as ações morais dependem de nós mesmos, que nascem de nossa capacidade de avaliar e decidir por nós mesmos e não levados por outros ou obrigados por eles.
4. Qual a diferença entre juízo de fato e juízo de valor?
Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.
5. Por que os juízos de valor são normativos?
Os juízos de valor são normativos porque enunciam normas que dizem como devem ser os bons sentimentos, as boas intenções e as boas ações, e como devem ser as decisões e ações livres. Em outras palavras, são normas que determinam o dever ser de nossos sentimentos, nossos atos, nossos comportamentos. São por isso juízos que enunciam obrigações e avaliam intenções e ações segundo o critério do correto e do incorreto.
6. Explique o sentido da palavra moral e ética.
Moral vem de uma palavra latina, mos, moris, que quer dizer “o costume”, e no plural, mores, significa “os hábitos de conduta ou de comportamento instituídos por uma sociedade em condições históricas determinadas”. Da mesma maneira, a palavra ética