Sistema urinário
O sistema urinário é constituído pelos órgãos uropoéticos, isto é, incumbidos de elaborar a urina e armazená-la temporariamente até a oportunidade de ser eliminada para o exterior. Na urina encontramos ácido úrico, uréia, sódio, potássio, bicarbonato, etc.
Este aparelho pode ser dividido em órgãos secretores - que produzem a urina - e órgãos excretores - que são encarregados de processar a drenagem da urina para fora do corpo.
Os órgãos urinários compreendem os rins (2), que produzem a urina, os ureteres (2) ou ductos, que transportam a urina para a bexiga (1), onde fica retida por algum tempo, e a uretra (1), através da qual é expelida do corpo.
Os rins são órgãos pares, em forma de grão de feijão, localizados logo acima da cintura, entre o peritônio e a parede posterior do abdome. Sua coloração é vermelho-parda.
O néfron é a unidade morfofuncional ou a unidade produtora de urina do rim. Cada rim contém cerca de 1 milhão de néfrons
Os rins realizam o trabalho principal do sistema urinário, com as outras partes do sistema atuando, principalmente, como vias de passagem e áreas de armazenamento. Com a filtração do sangue e a formação da urina, os rins contribuem para a homeostasia dos líquidos do corpo de várias maneiras. As funções dos rins incluem:
Regulação do volume sangüíneo;
Regulação da pressão arterial;
Regulação do ph do sangue;
Liberação de hormônios;
Regulação do nível de glicose no sangue;
Excreção de resíduos e substâncias estranhas.
A capacidade da bexiga varia em um adulto entre 500 a 1000 ml, sem representar grandes sofrimentos de sua musculatura. No entanto, entre 150 e 200 ml já existe sinais nervosos que indicam o desejo consciente de urinar. Nos casos graves de retenção urinária, a bexiga chega a conter 2000 ou mesmo 3000 ml de urina. Quando sentimos vontade de urinar, mas não podemos ir ao banheiro naquele momento, conseguimos conter a urina contraindo os esfíncteres
Piúria – É a presença de pus na urina.