sistema urinario
O sistema urinário é composto por dois rins, dois ureteres, a bexiga urinaria e a uretra. A urina é canalizada dos rins para abexiga urinaria pelos ureteres e é eliminada do corpo pela uretra.
Os ureteres começam na pelve renal e seguem inferiormente para entrar na bexiga nos ângulos póstero-laterais de sua base, são dois tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga
A uretra conduz a urina desde a bexiga urinaria até o lado de fora do corpo. A uretra feminina é curta e tem uma única função transportar urina pra o exterior e a uretra masculina passa através da próstata e se estende ao longo do comprimento do pênis serve a ambos o sistema urinário e genital conduzindo esperma.
A bexiga é um órgão sacular que se destina ao armazenamento de urina, está localizada logo atrás da sínfise púbica, por diante do reto, no sexo feminino a bexiga está em contato com o útero e a vagina, no sexo masculino a próstata está posicionada embaixo da bexiga. É um órgão muscular oco, quando a bexiga está cheia, sua superfície interna fica lisa. Uma área triangular na superfície posterior da bexiga não exibe rugas. Esta área é chamada trígono da bexiga e é sempre lisa. Este trígono é limitado por três vértices: os pontos de entrada dos dois ureteres e o ponto de saída da uretra. O trígono é importante clinicamente, pois as infecções tendem a persistir nessa área. A saída da bexiga urinária contém o músculo esfíncter chamada esfíncter interno, que se contrai involuntariamente, prevenindo o esvaziamento. Inferiormente ao músculo esfíncter, envolvendo a parte superior da uretra, está o esfíncter externo, que controlado voluntariamente, permitindo a resistência à necessidade de urinar. A capacidade média da bexiga urinária é de 700 – 800ml; é menor nas mulheres porque o útero ocupa o espaço imediatamente acima da bexiga.
O sistema urinário mantem a composição e as propriedades dos líquidos do corpo que formam o meio interno das células do corpo, o