Sistema urinario
Os rins são órgãos pares em formato de feijões com cerca de 11 cm de comprimento, de 115 a 170 g de peso, situados na parte posterior da cavidade abdominal, atrás do peritônio, sobre a musculatura da parede posterior do abdome. Seu pólo superior está ao nível da 12ª vértebra torácica e o inferior ao nível da 3ª lombar. O rim direito é em geral mais baixo que o esquerdo em virtude de seu relacionamento com o fígado. Ambos movem-se ligeiramente, empurrados pelo diafragma, durante a respiração.
A unidade funcional dos rins é chamada Néfron. Cada rim possui cerca de 1 milhão de néfrons formados por um corpúsculo renal e um túbulo. O corpúsculo renal consiste de um glomérulo – um novelo de capilares derivados da arteríola aferente – contido na cápsula glomerular ou cápsula de bowman. Os capilares do glomérulo se unem para formar a arteríola eferente que sai de cada glomérulo. Portanto, estes capilares do glomérulo estão situados entre 2 arteríolas. Estendendo-se da cápsula glomerular há um longo túbulo formado por um túbulo contornado proximal, uma alça de Henle e um túbulo contornado distal que se abre dentro do túbulo coletor.
A urina é eliminada no ápice da pirâmide renal, onde cai nos cálices menores, passando aos cálices maiores e subsequentemente à pelve renal e então desce para os ureteres.
A urina é composta de 96% de água, na qual, sais, toxinas, hormônios e produtos do metabolismo de proteínas estão dissolvidos. É uma solução aquosa e complexa de substâncias orgânicas e inorgânicas. O volume diário de produção é de aproximadamente 1.500 cm³.
Ureteres São 2 tubos (1 de cada