sistema urinario
Conjunto de órgãos que realiza a digestão dos alimentos.
Responsável pela ingestão de alimentos sólidos e líquidos, mastigação, transformação química e absorção de substâncias nutritivas e eliminação dos resíduos.
Tubo que contém o meio ambiente dentro do corpo humano, para que este usufrua da matéria necessária para sua vida e se desfaça dos resíduos que não lhe são úteis. (DI DIO, 2002)
Longo tubo muscular que se divide: cavidade da boca, fauces, faringe, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso, reto e canal anal.
Glândulas anexas maiores: glândulas salivares, fígado e pâncreas.
Para que o Sistema Digestório realize sua plenitude é necessário que haja motilidade e trânsito direcionado → peristalse.
Peristalse → “movimento de ondas de contração por várias distâncias, pelo qual o canal alimentar e os demais tubos do sistema digestório propulsionam o seu conteúdo”. (DI DIO, 2002)
Boca
Cavidade da boca
Início no orifício interlabial e termina, posteriormente, ao nível dos arcos palatoglossos, o limite anterior das fauces. (Do Latim, plural de faux, significa garganta, goela, estreito)
Estrutura – comunica-se anteriormente com o exterior pela rima bucal, circundada pelos lábios e, posteriormente, com a parte bucal da faringe ou orofaringe, através do istmo das fauces.
Limitada lateralmente pelas bochechas, superiormente pelo palato, e inferiormente pelo assoalho da boca, onde encontramos os dentes, as gengivas, e a língua.
Adaptada para ingerir alimentos sólidos e líquidos, umedecer os sólidos para a mastigação, a salivação, a degustação, o início da digestão, a respiração, a fala e a expressão fisionômica.
Ingestão → inclui alimentos nos três estados físicos, embora o ar, normalmente, passe pela cavidade bucal em pequena quantidade.
Os alimentos sólidos são fragmentados pelos dentes, umedecidos pelas secreções da túnica mucosa da boca e das glândulas salivares.
A digestão é iniciada com a hidrólise dos glicídios operada pela