Sistema Solar
O Sol é o principal astro do sistema solar, sem ele tudo seria uma desordem total ou talves não haveria nada nessa região do espaço. Ele fornece luz e calor ao nosso sistema, sua gravidade é incomparável com a dos planetas, tudo aqui gira em torno delo e depende dele para manter-se no lugar.
Conceitos básicos
Rotação: É o movimento que um corpo realiza em torni de si mesmo periodicamente, ou seja, ele está sempre realizando esse movimento, cada corpo celeste possui seu proprio movimento de rotação. Existem três tipos de movimentos de rotação:
Rotação Direta: é quando um corpo gira em torno de si mesmo no sentido Oeste-Leste, esse é o caso da Terra e da maioria dos planetas.
Rotação Retrógrada: é quando um corpo gira em torno de si mesmo no sentido Leste-Oeste, esse é o caso de Vênus e Urano por exemplo.
Rotação Sincrona: é quando o movimento de rotação de um astro tem a mesma duração que seu período de translação, um exemplo clássico é a nossa Lua e as quatro luas galileanas de Júpiter, essas luas sempre mostram a mesma face para seus planetas pai por causa de sua rotação e translação estarem alinhadas
Translação: É o movimento contínuo que um corpo faz em torno de outro, os planetas realizam esse movimento em torno do Sol e as luas em trono dos planetas.
IUA: União Astronômica Internacional.
Estrela: Corpo celeste muito massivo e muito grande que possui luz e calor próprio.
Planeta: A orígem to termo significa: “O que vaga no céu”, na antiguidade o Sol e a Lua eram considerados planetas e a Terra não porque não vagava no céu. Hoje o conceito de planeta segundo a IUA