Sistema sola
No espaço desolado e inóspito,onde o frio chega a 270º C abaixo de zero, giram inúmeras esferas luminosas. São as estrelas - ou sóis- isoladas umas das outras por imensas distâncias. À sua volta, formando conjuntos chamados sistemas solares, giram esferas menores. Estas esferas, os planetas, aquecem-se e iluminam-se com os raios que recebem dos seus respectivos sóis.
Um sol e nove planetas compõem o nosso sistema solar. Não se sabe ao certo, ainda, qual a sua origem. Alguns cientistas acham que tudo começou com uma grande nuvem de gás e pó em rotação. Da nuvem, por sua vez, teriam surgido pequenos corpos sólidos, dos quais nasceriam os planetas. Mas existem outras teorias, que também podem estar certas. Aqui nos limitamos a descrever o Sistema Solar, tal qual ele se apresenta.
Como todos os demais corpos, as estrelas e os planetas atraem outros corpos para junto de si. O Sol, ao seguir a sua órbita no espaço, atrai a Terra e os demais planetas que giram ao seu redor, enquanto estes atraem os seus respectivos satélites.
Então, por que os satélites não são arremassados para a superfície dos planetas, e os planetas para dos sóis?
O movimento natural dos corpos, isto é, em ausência de forças, é em linha reta. O movimento quase circular de um satélite então se explica pela força de atração do planeta, que desvia constantemente o satélite de sua trajetória retilínea natural. Da mesma forma, para se girar uma pedra na ponta de um cordão, é necessário aplicar ao longo do fio uma tensão, o que é facilmente visível pelo fato de o cordão permanecer esticado;- se o cordão for cortado, a pedra partirá em movimento retilíneo. O Sol é uma das estrelas do Universo. Não é a maior nem a mais brilhante- apenas a mais próxima da Terra e o centro do nosso Sistema Solar. São 149 milhões de quilômetros que nos separam dele; distância pouco considerável se levarmos em conta as dimensões infinitas do espaço. A luz percorre, aproximadamente, 300.000 Km/seg, ou