Sistema Respiratório
O sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pelas trocas gasosas entre o organismo dos animais e o meio ambiente, ou seja, a hematose pulmonar, possibilitando a respiração celular. É constituído pelas vias respiratórias superior e inferior. O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traqueia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traqueia, brônquios, alvéolos e pulmões. As camadas das pleura e os músculos que formam a cavidade torácica também fazem parte do trato respiratório inferior.
● Origem Embriológica : A origem embriológica do sistema respiratório surge quando o embrião tem aproximadamente quatro semanas de vida – divertículo respiratório(broto do pulmão). Assim, tem origem endodérmica que reveste o epitélio e glândulas da laringe, traqueia, brônquios e epitélio pulmonar e mesoderma esplâncnico, componentes cartilaginosos , musculares e tecidos conjuntivos da traqueia e dos pulmões.
● Arcos Branquias : Durante a quarta semana de desenvolvimento pré-natal, projeções bilaterais empilhadas de tecido aparecem inferiormente ao estomodeu e incluem o arco mandibular. Essas estruturas são os arcos braquiais ou arcos faríngeos. São seis pares de segmentos em formato de U com um centro de mesênquima formado por células da crista neural que migraram para a região do pescoço. Os arcos branquiais são revestidos externamente pelo ectoderma e internamente pelo endoderma, e suportam as paredes laterais da faringe primitiva. Os arcos branquiais são bilaterais, dispostos no embrião em sentido anteroposterior, dobrando-se para recobrir e suportar as paredes laterais da faringe em desenvolvimento. Cada par de arcos branquiais tem sua própria cartilagem, nervo, vascularização e componentes musculares desenvolvimento no interior do centro mesodérmico.