Sistema Respiratório
Sistema respiratório humano
O que são e como ocorrem os movimentos respiratórios? São os movimentos respiratórios que permitem a ventilação pulmonar, que se processa em duas fases: inspiração (corresponde à entrada de ar dos pulmões); expiração (corresponde à saída de ar dos pulmões).
Na inspiração
Na expiração músculos intercostais contraem-se; diafragma contrai e desce; o esterno eleva-se; as costelas elevam-se; caixa torácica aumenta de volume; os pulmões enchem-se de ar. músculos intercostais distendem-se; diafragma distende e eleva-se; esterno desce; costelas descem; volume da caixa torácica diminui; pulmões esvaziam-se de ar.
Diferenças entre o ar inspirado e o ar expirado O ar inspirado é rico em oxigénio e a sua temperatura varia com a temperatura ambiente. O ar expirado é rico em dióxido de carbono e vapor de água e a sua temperatura é superior à do ar inspirado. Tanto o ar inspirado como o ar expirado têm a mesma quantidade de azoto.
Constituição do sistema respiratório humano O sistema respiratório humano é constituído por vias respiratórias e pulmões. As vias respiratórias são constituídas por: fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares. Os pulmões são dois órgãos esponjosos, rosados, irregulares e elásticos, encontram-se localizados na caixa torácica. O pulmão direito é maior do que o esquerdo devido à localização do coração.
Fossas nasais Duas cavidades situadas no interior do nariz. Possuem um grande número de vasos sanguíneos que permitem aquecer e humedecer o ar e pelos que retêm as impurezas do ar.
Faringe Órgão em forma de tubo, comum ao sistema digestivo e respiratório.
Laringe
Órgão onde se localizam as cordas vocais (duas pregas que vibram quando passa o ar, produzindo sons). A entrada da laringe é fechada pela epiglote, que não permite a entrada dos alimentos nas vias respiratórias.
Traqueia
Canal que se localiza à