Sistema Respiratório
Pelas vias respiratórias, o ar entra e sai do nosso corpo e percorre o seguinte caminho: nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios. Ao respirar captamos gás oxigênio e liberamos gás carbônico.
Cavidades Nasais (Nariz)
As cavidades nasais são as partes de contato do sistema respiratório com o ambiente. Elas são revestidas por um tipo de tecido que contém pequenos pelos, os cílios, e as suas células produzem muco. Os cílios e o muco impedem a entrada de impurezas e microrganismos para o interior do sistema respiratório. A membrana que as reveste é rica em vasos sanguíneos que aquecem o ar que entra no nariz, o que é vantajoso, pois aquecido, facilita a passagem do oxigênio pelo sistema respiratório, enquanto que frio, pode causar danos as células dos pulmões. Por isso, devemos sempre respirar pelo nariz e não pela boca, garantido que o ar chegue mais limpo e aquecido aos pulmões. Nas cavidades nasais há também as células sensórias do olfato, responsáveis pela percepção do aroma.
Faringe
Tubo que serve de passagem tanto para os alimentos quanto para o ar, portanto esse órgão faz parte dos sistemas respiratório e digestório. Em uma de suas extremidades, a faringe se comunica com o nariz (sistema respiratório) e com a boca (sistema digestório) e na outra, com a laringe (sistema respiratório) e com o esôfago (sistema digestório).
Laringe
Liga a faringe a traqueia. Na parte superior está a epiglote, a válvula que fecha durante a deglutição. A laringe é também um órgão de fonação, da fala, nela estão localizadas as cordas vocais.
Traqueia
Da laringe o ar passa para a traqueia. Ela é um tubo formado por anéis cartilaginosos que a mantém aberta. Na extremidade inferior, ela se bifurca dando origem aos brônquios. Os anéis cartilaginosos da laringe, da traqueia e dos brônquios impedem o fechamento do tubo respiratório, o que dificultaria a passagem do ar.
Brônquios
No interior dos pulmões, a traqueia se bifurca em dois