Sistema respiratório
O sistema respiratório é formado por um órgão de troca gasosa (os pulmões), e uma bomba que ventila os pulmões.
A bomba consiste nas paredes torácicas, em músculos respiratórios que aumentam e diminuem o tamanho da cavidade torácica, nas estruturas cerebrais que controlam os músculos, e em tratos e nervos que interconectam o cérebro aos músculos.
Em repouso, o ser humano normal respira de doze a quinze vezes por minuto. Cerca de 500 ml de ar, ou 6 a 8 l/minutos, são inspirados e expirados a cada respiração.
Esse ar mistura-se com os gases presentes nos alvéolos e, por difusão simples, o O2 entra nos alvéolos.
Quantidades mínimas de outros gases, como o metano produzido nos intestinos, também estão presentes no ar exalado.
O álcool e a acetona são expirados quando estão presentes em níveis consideráveis no corpo.
Na verdade, foram identificadas mais de duzentos e cinquenta substâncias voláteis diferentes no ar expirado pelos seres humanos.
SISTEMA RESPIRATÓRIO
O sistema respiratório humano é composto por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares.
Esses órgãos são as fossas nasais, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos pulmonares, os três últimos localizados nos pulmões.
Para receber o oxigênio presente na atmosfera e abolir dióxido de carbono, os seres humanos precisam de todos os órgãos presentes no sistema respiratório para fazer as trocas gasosas.
NARIZ OU FOSSAS NASAIS
O ar ao chegar ao nariz é aquecido, umedecido e filtrado.
FARINGE
Ao atingir a faringe, órgão atuante nos sistemas digestivo e respiratório, existe uma cartilagem chamada epiglote que trabalha como uma válvula impedindo que alimentos atinjam as vias respiratórias, e assim o ar é conduzido até a laringe.
LARINGE
A laringe além de transportar o ar que se dirige aos pulmões, é o local onde se encontram as cordas vocais fundamentais para a fala.