Teoria politica
Politica – A palavra politica tem origem no grego “politika” que, por sua vez, deriva da palavra “polis” – Polis é cidade entendida como a comunidade organizada, formada pelos cidadãos (politikos), isto é, pelos homens nascidos no solo da Cidade, livres e iguais... – (Convite a Filosofia, capítulo 7, Marilena Chaui, Editora Ática).
Poder – Em seu significado mais geral, a palavra Poder designa a capacidade ou possibilidade de agir, de produzir efeitos. Tanto pode ser referida a indivíduos e a grupos humanos como a objetos ou a fenômenos naturais (como na expressão poder calórico). Se entendermos em sentido especificamente social, ou seja, na sua relação com a vida do homem em sociedade, o Poder torna-se mais preciso, e seu espaço conceptual pode ir desde a capacidade geral de agir, ate à capacidade do homem em determinar o comportamento do homem: Poder do homem sobre o homem. (Norberto Bobbio – Dicionário de politica_poder).
Estado – O Estado é a principal ferramenta politica, é formado por um conjunto de instituições permanentes que permitem a ação dos governos. (Convite a Filosofia, capítulo 7, Marilena Chaui, Editora Ática).
Analise das relações entre as noções de Politica, Poder, e Estado.
As noções de Política, Poder e Estado estão inteiramente ligados, uma vez que falando em relações de Poder estamos falando de Política, pois a Politica se expressa nas diversas relações sociais. Sendo assim a Política se manifesta nas diversas formas de Poder e pode ser entendida como Política relaciona ao Estado. Mas isso não quer dizer que a Política e o Poder se restringem apenas ao campo institucional, pois estes não estão ligados apenas a maquina estatal mais em todos os ramos da sociedade.
Quando pensamos em Política a primeira ideia que vem na nossa mente é a que refere-se à ação dos governantes para dirigir e supervisionar a coletividade organizada em Estado. Outra ideia é a da conduta duvidosa, contrários aos