Sistema Respiratório
1. IDENTIFICAÇÃO
1.1 Autor: CAP QOPM ARIEL DOURADO SAMPAIO MARTINS DE BARROS
1.2 Curso: ESPECIALIZAÇÃO EM PROTEÇÃO E SEGURANÇA AMBIENTAL
2. TEMA DE INVESTIGAÇÃO
“O PARQUE Estadual do Utinga E SUA INTERAÇÃO COM A COMUNIDADE DO ENTORNO”
3. JUSTIFICATIVA
O ser humano desde os primórdios de sua existência utiliza-se da natureza como instrumento de recursos inesgotáveis para atender suas necessidades de sobrevivência. A poluição é tão antiga, quanto o próprio homem, isso é fato e não podemos negar. A humanidade vem ao longo dos séculos experimentando, ainda que de forma lenta, a redução da qualidade de vida, principalmente após o aprimoramento do uso do fogo pelo homem das cavernas.
O fogo foi o grande instrumento de desajuste ambiental usado pelo homo sapiens, para expansão e conquistas de novos territórios, além do uso para dominar caças e afugentar os grandes animais. Em torno de si o fogo reuniu várias famílias e congregou populações de forma aglutinativa, com o fito de proteção das tribos inimigas.
Na tentativa de frear o avanço da degradação ambiental um conjunto de leis, foram e ainda estão sendo implementadas, como parte da política de conservação dos recursos naturais, para a manutenção e melhoria da qualidade da vida humana.
Dentre as estratégias de conservação da diversidade biológica está à estruturação das áreas naturais protegidas (as unidades de conservação federais, estaduais e municipais) em um conjunto organizado – o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) – que tem como principais objetivos: manter a diversidade biológica; proteger as espécies ameaçadas de extinção; preservar e assegurar o uso sustentado dos recursos naturais; entre outros.
De acordo com a Lei nº 9.985, as UC brasileiras encontram-se divididas em dois grupos: o das Unidades de Proteção Integral e o das Unidades de Uso Sustentável.
O Estado do Pará, mas precisamente a cidade de Belém sua capital, pertencente à