Sistema respiratorio
Professor: Rodrigo Maciel Lima
1
Constituição do Sistema
Vias Respiratórias • Vias aéreas:
- Fossas nasais,faringe - Laringe e traquéia
• Pulmões:
- brônquios - bronquíolos - alvéolos
2
Porção condutora e porção respiratória
Brônquios Primários, Secundários, Terciários
Bronquíolos
Limpa – Umedece - Aquece
3
Cavidade Nasal
Tecido epitelial ....
Tecido epitelial ....
4
ZONA DE CONDUÇÃO Cavidade Nasal
5
Glândula de Bowman: O muco presente recobrindo todo o epitélio é produzido pelas glândulas de Bowman e contém imunoglobulinas A e M, lisozima, lactoferrina e proteínas de ligação para agentes odoríferos.
Epitélio olfativo
Célula de Sustentação
Célula Olfatória
Célula Basal
6
Seios paranasais
7
Seios paranasais
Seios Paranasais são espaços preenchidos de ar localizados no interior dos ossos do crânio e face, que se comunicam com a cavidade nasal. Os humanos possuem vários seios localizados na face, divididos e subgrupos que são nomeados pelos respectivos ossos que se encontram. Estes são: Seio frontal: situa-se posteriormente aos arcos superciliares, entre as duas tábuas do osso frontal e que formam a parte dura da testa. Seio maxilar: ocupa grande parte do osso maxilar e são os maiores seios aéreos nasais. Possui uma forma piramidal e sua base é formada pela parede lateral da cavidade nasal. Seios etmoidais: formados por pequenas células situadas no corpo do osso etmóide. Seios esfenoidais: situam-se no corpo do osso esfenóide ao centro do crânio.
8
Seios paranasais
Funções Biológicas: Diminuir o peso da parte frontal do crânio, em especial os ossos da face. A forma do osso facial é importante, como um ponto de origem e de inserção para os músculos da expressão facial; Aumentar a ressonância da voz; Proteger as estruturas intra-orbitais e intracranianas na eventualidade de traumas, absorvendo parte do impacto; Contribui para a secreção de mucos; Umidifica e aquece o ar inalado;