Sistema respiratorio
O sistema respiratório esta intimamente ligado ao sistema circulatório, é responsável por fornecer oxigênio a todas as células do corpo. Ele também é responsável por remover do oxigênio o dióxido de carbono potencialmente prejudicial. A boca e o nariz canalizam o ar atmosférico para o interior do corpo por meio de um sistema d e pequenos tubos que chegam aos dois pulmões situados em cada lado do coração dentro da cavidade torácica
SISTEMA RESPIRATORIO
Os pulmões são constituídos num intricado conjunto de canais que, partindo da traquéia, passam a se ramificar, nos grandes brônquios, brônquios médios e pequenos brônquios e bronquíolos que terminam numa estrutura sacular denominada alvéolo. Além disso, temos os vasos sangüíneos, nervos e o parênquima pulmonar constituindo a estrutura do pulmão.
O alvéolo é uma estrutura microscópica, isto é, bem pequena. É aí que se realiza a função primordial dos pulmões; uma das funções primordiais da vida, a função da respiração, denominada de Hematose, que é a troca do oxigênio do ar pelo gás carbônico. É, através das paredes dos alvéolos que são feitas essas trocas. Essas paredes são finas, constituídas de uma única camada de células, chamadas células alveolares..
Toda a árvore respiratória, com exceção do alvéolo, é revertida por uma camada de células que apresentam cílios (pequenos filamentos vibráteis).
Na entrada de ar aos pulmões, pequenas partículas em suspensão no ar são capazes de atingir os bronquíolos e até os alvéolos, dependendo das dimensões destas partículas.
A maioria destas partículas adere ao revestimento interno dos brônquios e a ação dos cílios faz com que estas partículas subam pela árvore respiratória, chegando até às cordas vocais na laringe. Neste ponto, esta secreção com partículas do ar, passam a incomodar e a desenvolver o reflexo da tosse ou simplesmente do "pigarro", quando, então, engolimos, deglutimos, esta secreção. Assim é feita a defesa dos pulmões.