Sistema Respiratorio
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
COMPONENTE: ANATOMIA HUMANA
PROFESSORES: HAROLDO DINIZ E CATARINA FIGUEIREDO
TURMA: P1 B
SISTEMA RESPIRATÓRIO
(Trabalho apenas para estudo)
GRUPO: VANINE VIEIRA
CARLUS OLIVEIRA
POLIANA FIGUEIREDO
ADDISSANA YANNARA
RITA DE CÁSSIA
RAFFAELA FIGUEIREDO
AMINADABE VIEIRA
JOSÉ ADAMASTOR
MARIA RUTH
YANNARA VILAR
ANYELLE SILVA
VIRGÍNIA DE LOURDES
INTRODUÇÃO
O sistema respiratório tem em sua constituição um par de pulmões e vários outros órgãos que levam o ar para fora das cavidades pulmonares, os órgãos são: nariz, boa (acessoriamente), faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos sendo os três últimos localizados nos pulmões.
Cavidades nasais: são compostas por duas cavidades paralelas que começam no nariz externo através das narinas e terminam na faringe, elas não são exatamente juntas porque são separadas por um septo cartilaginoso chamado de septo nasal.
Faringe: é um canal conhecido por manter contatos com várias partes ao mesmo tempo, tanto que faz parte do sistema digestório e respiratório.
Laringe: é uma parte que fica situada acima do pescoço e é sustentada por peças de cartilagens articuladas, é praticamente uma continuação da faringe parte conhecida como o pomo-de-adão que aparece no pescoço.
Traqueia: trata-se de um tubo mediano de aproximadamente 11-13 centímetros de comprimento que tem como principal característica fazer a limpeza dos pulmões, ou seja, eliminar as poeiras e bactérias inaladas na respiração.
Pulmões: órgãos esponjosos que tem mais ou menos 25 centímetros de comprimento que são envolvidos por uma membrana serosa que leva o nome de pleura, além dos bronquíolos que são pequenas bolsas de células epiteliais achatadas elas são recobertas por capilares sanguíneos denominadas alvéolos pulmonares.
Diafragma: trata-se de um músculo que fica presente entre o tórax e o abdome, ele é fundamental para que o