Sistema respiratorio
3. FUNCIONAMENTO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO | 13 | 3.1. MOVIMENTOS MUSCULARES NA RESPIRAÇÃO | 13 |
A respiração é o processo pelo qual os organismos obtém energia à partir de matéria orgânica, sendo que esta está comumente na forma de macromoléculas que tem de ser quebradas em moléculas menores, e a energia proveniente dessas quebras são canalizadas para os diversos processos celulares.
Em termos didáticos a respiração pode ser dividida em respiração macroscópica (externa), que corresponde às trocas gasosas entre um organismo multicelular e seu meio ambiente, especificamente à captação de O2 e eliminação de CO2 , e respiração microscópica (celular), que é o processo molecular de quebra de macromoléculas com o gasto de oxigênio com resultante formação de gás carbônico, água e energia.
A respiração microscópica, também denominada respiração celular, é a fase aeróbica do catabolismo em que o piruvato formado na quebra glicolítica da glicose é oxidado em gás carbônico e água, não sendo reduzido a lactato, etanol ou qualquer outro produto de fermentação (condições anaeróbicas). Na verdade, a via glicolítica é a via seguida pelos carboidratos até sua degradação final. Outras vias são utilizadas dependendo do metabólito que está sendo degradado pela célula. Os ácidos graxos, por exemplo, são metabolizados através da ß-oxidação e o produto final, o AcetilCoA segue para o ciclo de Krebs. Os aminoácidos possuem vias distintas, sendo que para cada aminoácido há uma via de degradação particular, cujos produtos finais encaminham-se diretamente para o ciclo de Krebs (esqueleto carbônico) ou para o ciclo da uréia (grupamento amino).Todas as etapas de oxidação préciclo de Krebs são realizadas ou no citosol ou em outras organelas celulares. O ciclo de Krebs é realizado na mitocôndria juntamente com a etapa seguinte da respiração celular denominAda foSforilação oxidativa ou cadeia respiratória.
A respiração