SISTEMA REPRODUTOR
Ele está localizado no interior da cavidade pélvica. A pelve constitui um marco ósseo forte que realiza uma função protetora.
ANATOMIA DOS ÓRGÃOS INTERNOS
Ovários: São duas gônadas ou glândulas sexuais femininas, também chamados de órgãos primários. Localiza-se na parte inferior da cavidade abdominal, um de cada lado do útero. Produz óvulos e hormônios sexuais femininos: estrógenos e progesterona. Tuba uterina: São tubos musculares e flexíveis que comunicam o ovário com o útero para transportarem os óvulos. Os espermatozoides que penetram na vagina passam por ela pra atingir o óvulo, consequentemente é o lugar onde pode ocorrer a fecundação. Útero: É um órgão oco que possui formato de pera invertida e se situa entre a bexiga urinaria e o reto. Comunica-se por um lado com a tuba uterina e por outro com a vagina. É dividido em quatro partes:
Corpo do útero
Fundo do útero
Istmo
Colo do útero.
E possui uma estrutura dividida em três camadas:
·
Camada interna ou endométrio: sofre modificações com o ciclo menstrual ou na gravidez (é onde o embrião se instala). Se prepara para receber o óvulo mensalmente, aumentando sua espessura e formando redes de capilares. Se não ocorrer fecundação ele sofre descamação e ocorre o processo da menstruação.
Camada interna ou endométrio
Camada média ou miométrio
Camada externa ou perimétrio
ANATOMIA DOS ÓRGÃOS EXTERNOS: (Vulva ou Pudendo Feminino):
Clitóris: É um órgão impar e mediano, erétil, situado na parte ântero- posterior da vulva, tem uma porção oculta entre os lábios maiores e outra livre, que termina numa extremidade chamada glande, coberta pelo prepúcio. Grandes lábios: são duas pregas cutâneas, alongadas, que delimitam entre si uma fenda. Após a puberdade apresentam-se cobertas de pêlos, embora suas faces internas sejam sempre lisas. Pequenos lábios: são duas pequenas pregas cutâneas localizadas medialmente aos lábios maiores. Monte púbico: É uma elevação mediana