sistema reprodutor
ÓRGÃOS MASCULINOS EXTERNOS
O prepúcio pode ser removido em recém nascidos em um procedimento simples chamado circuncisão. Os órgãos masculinos externos são:
♂ Escroto
♂ Pênis
FIMOSE
A fimose ocorre quando a abertura do prepúcio é estreita demais para permitir a retração sobre a glânde. Esta condição impede a limpeza e favorece o acúmulo de secreções que podem resultar em infecções bacterianas.
A circuncisão evita a fimose e consequentemente tais irritações e infecções.
O ESCROTO
O Escroto é uma bolsa, sustentada pelo púbis, localizada posteriormente ao pênis.
É uma continuação da parede abdominal e é dividida por um septo em 2 sacos, cada um contém um testículo e um epidídimo.
Espalhadas pelo tecido subcutâneo estão fibras musculares lisas que se contraem em resposta a uma redução da temperatura corporal ou ambiente, dando ao escroto uma aparência enrugada. Esta contração faz com que os testículos fiquem encostados no períneo, onde absorvem o calor do corpo e mantém uma temperatura compatível para os espermatozóides (sptz).
Em condições normais de temperatura as fibras relaxam e o escroto fica pendente e livre de rugas. EREÇÃO
A ereção ocorre com a estimulação sexual que pode ser o tátil, visual ou até o pensamento.
O estímulo nervoso dilata as artérias que irrigam o pênis e uma grande quantidade de sangue sob pressão preenche os espaços cavernosos do tecido erétil.
A medida em que esses espaços se enchem, comprimem as veias retendo todo sangue que entra, desta forma o pênis se torna rijo e ereto o que possibilita a penetração na vagina durante o ato sexual.
Quando as artérias se contraem expulsam o sangue fazendo o pênis voltar ao estado flácido.
O PÊNIS
O Pênis é o órgão masculino da cópula.
É uma estrutura flácida quando não estimulada.
Está ligado ao arco púbico, localizado a frente do escroto e é composto por 3 colunas longitudinais de tecido erétil capaz de aumentar de