Sistema Reprodutor
Contra capa
Sistema reprodutor
Introdução
A estrutura e a organização do nosso corpo são resultantes de um longo processo de desenvolvimento que tem inicio na união de duas células reprodutoras, os gametas.
Da fusão de espermatozóide hereditária paterna, com o óvulo ( gameta feminino), que possui as informações hereditárias maternas, surge a primeira célula, denominada célula ovo ou zigoto.
A função primordial do aparelho reprodutor é perpetuar a espécie por meio de reprodução. O Sistema Reprodutor Masculino é o conjunto de órgãos encarregado da reprodução no homem, assim como o Sistema Reprodutor Feminino é o conjunto de órgãos encarregado da reprodução na mulher. O organismo feminino é mais complexo que o do homem, pelo fato de possuir mais um órgão e consequentemente mais uma função: o útero que abriga e propicia o desenvolvimento de uma nova vida, resultante da união dos gametas.
Não são apenas os fatores biológicos que determinam a reprodução humana , mas também fatores emocionais, psíquicos, sociais e outro que, interagindo, vão completar nosso desenvolvimento de forma global. Sob o ponto de vista biológico é importante conhecermos nossos órgãos genitais denominados caracteres sexuais primários , bem como seu funcionamento correto.
Desenvolvimento
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
Testículos
: São os órgãos sexuais primários ou gônadas. São formados por duas estruturas ovóides, alojadas dentro do escroto ? bolsa que aloja os testículos. Os testículos são considerados glândulas mistas, uma vez que produzem espermatozóides (espermatogênese) e na puberdade produzem também hormônios ? testosterona -, responsáveis pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundários. A temperatura ótima para produção e armazenamento de espermatozóides é de 35o C, razão pela qual os testículos não se localizam no interior do corpo