Sistema reprodutor masculino
O sistema genital masculino é formado pelos testículos (gônadas masculinas), por um sistema de ductos (ducto deferente, ducto ejaculatório e uretra), pelas glândulas sexuais acessórias (próstata, glândula bulbouretral e glândula seminal) e por diversas estruturas suportes, incluindo o escroto e o pênis. Os testículos, epidídimos, ductos deferentes, glândulas seminais, ductos ejaculatórios, próstata e glândulas bulbouretrais são consideradas órgãos genitais internos. Os testículos e os epidídimos embora estejam situados externamente após o nascimento são considerados órgãos internos, em decorrência de sua posição no desenvolvimento e homologia com as gônadas femininas (ovários) internas. As gônadas produzem o esperma e secreta hormônios como a testosterona, que é responsável pelas características sexuais masculinas. O sistema de ductos é responsável por transportar e armazenar o esperma, auxiliando na sua maturação e o conduzindo para o meio externo. O sêmen contém, além do esperma, as secreções das glândulas sexuais acessórias.
1.1. Testículos
Os testículos são em número de dois e localizam-se fora da cavidade abdominal, pois precisam ser mantidos a uma temperatura inferior (aproximadamente 2oC) à temperatura corporal. Alojam-se dentro da bolsa escrotal, que é uma estrutura revestida por pele com uma camada rica de músculo liso.
Os testículos são envolvidos por uma cápsula chamada albugínea, de tecido conjuntivo, rico em fibras colágenas. Cada testículo se divide em 250 lóbulos testiculares. Cada um destes apresenta de um a quatro túbulos seminíferos imersos em tecido conjuntivo frouxo, contendo vasos sangüíneos e linfáticos, nervos e células intersticiais, também conhecidas como células de Leydig. Os testículos têm a importantíssima função de produzir espermatozóides e hormônio sexual masculino. Os testículos são órgãos exócrinos e endócrinos combinados. A porção exócrina está relacionada a produção de