Sistema reprodutor feminino 2 2
Para ficar mais fácil de entendermos como funciona os órgãos reprodutor feminino, vamos dividi-los em duas partes principais:
1. Externos
2. Internos
Os internos são basicamente os:
Ovários
Tubas uterinas
Útero
Vagina
Já o externo é:
Vulva
Os órgãos do sistema reprodutor são tidos como órgãos vitais , porque ele garante a perpetuação da espécie humana, portanto eles tem que ser protegido por ossos chamada de pelve.
Orgãos Internos
Subdividimos em 4 partes fundamentais.
1. Ovários
2. Tubas uterinas
3. Útero
4. Vagina
Os ovários são importantíssimos para o processo reprodutivo da mulher, porque eles tem duas funções principais :
Reprodução
Endócrina
Portanto, podemos enquadrar os ovários como órgãos flex.
Para os sistema reprodutor eles são importantes porque eles produzem os óvulos e os amadurecem , nas mulheres já nascem com os óvulos prontos , temos cerca de 100 à 150 mil ovulos em cada ovário. Entao a partir da primeira menstruaçao(chamada menarca) começamos amadurecer um ovulo por mês, então todo mês amadurece no processo reprodutivo e posteriormente eles são lançados nas tubas uterinas.
Já na parte endócrina , são eles produzem os hormônios sexuais femininos que são:
Estrógeno
Progesterona
Por isso que os ovários são vistos como um órgão importante tanto do ponto de vista reprodutor quanto do ponto de vista para o Endócrino .
Tubas uterinas Antigamente conhecida como trompas de falópio, (porem não usamos essa expressão mais) tem a função primaria ,é nela que ocorre a fecundação ,onde o ovulo se encontra com o espermatozoide .
Isso ocorre porque por mais que os ovários não estão ligados diretamente com as tubas uterinas quando o ovário liberar os óvulos , as fimbrias das tubas uterinas tentam pega -las , os puxando para dentro das tubas uterinas , assim vindo o espermatozoide transportando pela vagina e passando pelo útero chegando por fim as tubas, ocorrendo assim a fecundação. Essa é a importância das