Sistema renal
CAUSES AND RISKS OF URINARY INFECTION IN PREGNANT WOMEN
Mirella Mazzer1, Jadson Oliveira da Silva2
1 Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba – SP, Brasil. Cursando Pós-graduação em Análises Clínicas na Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba – SP, Brasil.
2 Prof. Ms. do curso de Farmácia, Faculdade das Ciências da Saúde, Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP– SP, Brasil.
Autor responsável:
Mirella Mazzer - e-mail: mirellamz@yahoo.com.br
Palavras – chave: Infecção urinária, gestação, complicações na gravidez
RESUMO
Infecção do trato urinário (ITU) é a presença e replicação de bactérias no trato urinário, provocando danos aos tecidos do sistema urinário. Ela é uma das mais comuns infecções bacterianas na mulher, onde 40% das mulheres adultas têm pelo menos um episódio de ITU em suas vidas. A gravidez é uma situação que predispõe ao aparecimento de ITU, devido às mudanças fisiológicas (mecânicas e hormonais) que ocorrem nesse período da vida da mulher. Dentre as complicações perinatais das ITU, destacam–se o trabalho de parto e parto pré–termo, recém–nascidos de baixo peso, ruptura prematura de membranas amnióticas, restrição de crescimento intra–útero, paralisia cerebral/retardo mental e óbito perinatal. O objetivo da presente revisão foi abordar os principais aspectos diagnósticos, terapêuticos e as complicações dos casos de infecção do trato urinário (ITU) durante a gestação.
INTRODUÇÃO
Por infecção do trato urinário (ITU) entende–se a presença e replicação de bactérias no trato urinário, provocando danos aos tecidos do sistema urinário (Duarte, 2008). Ela pode atingir pessoas de qualquer sexo e idade, mas é mais frequente em mulheres uma vez que a uretra feminina é mais curta que a masculina e localiza-se próxima ao ânus, podendo ocorrer