Sistema renal
É ativado quando há queda de pressão arterial.
Ex: Choque hemorragico, desidratação, ou até mesmo vaso dilatação extrema.
Quando isso ocorre, as celulas justaglomerulares liberam na corrente sanguínea uma substância chamada RENINA, esta se dirige até o fígado onde vai sofrer uma biotransformação pela ação do angiotensinogênio e se transformando em angiotensina I. A angiotensina I se dirige até os pulmões onde sofrerá ação da ECA (enzima conversora de agiotensina)., transformando a angiotensina I em II.
A Ang. II tem dois papeis fundamentais:
1: Manter estável a pressão arterial, através da vaso constrição potente.
2: Estimular a produção de aldosterona, uma substância que é responsável pela retenção de Sódio e Água. Ambos fazem com que a PA se eleve.
Funções do rim: Eliminação de produtos finais do metabolismo;
Regulação do equilíbrio hidroelétrico.
- A urina produzida cai direto nos tubulos coletores.
No glomérulo ocorre a primeira etapa, a FILTRAÇÃO. O sangue entra no glomerulo pela arteríola aferente, e sai pela eferente. A filtração ocorre através das diferenças de pressão.
REABSORÇÃO: Ocorre nos tubulos renais ( tubulo proximal, alça de henle e tubulo distal ).
No tubulo proximal ocorre a maior parte da reabsorção das substâncias necessárias para o organismo, Na+, glicose e aminoácidos são totalmente reabsorvidos através da bomba de Na+ e K+.
O sódio é reabsorvido através de proteínas de membrana e junto com ele a glicose ou aminoácido ou ainda um contratransporte com a saída de prótons de Hidrogênio. E a água é absorvida por osmose.
ALÇA DE HENLE: Primeira parte é a descendente onde continua a reabsorção de água com mais 20%.
A parte ascentente da alça é IMPERMEÁVEL à água. Neste trecho ocorre a absorção ativa de Na+, K+, controlando assim o nível de diluição do filtrado deixando menos concentrado de acordo com a necessidade do corpo. (meio hipotônico)
No túbulo distal continua o controle da