Sistema Português de Qualidade
Engenharia de Sistemas de Energias Renováveis
Docente: Pedro Carvalho
Alunos: Rui Mendes nº11526 e Nuno Pinto nº11504
Conceito de Qualidade
«Fácil de reconhecer... difícil de definir». Assim começa a resposta da Associação de Bibliotecas do Reino Unido à questão «o que é a qualidade?» (LIBRARY ASSOCIATION 1994). A qualidade é considerada universalmente como algo que afecta a vida das organizações e a vida de cada um de nós de uma forma positiva. Referimo-nos a um produto como produto de qualidade se este cumpre a sua função da forma que desejámos. Um serviço tem qualidade se vai de encontro ou se supera as nossas expectativas. Estamos constantemente a ser exortados para procurar melhorar a qualidade do nosso trabalho – no entanto, nem sempre partimos de uma definição clara do que é a qualidade.
O decreto-Lei n.º 71/2012, de 21 de Março, diz-nos que qualidade é: “o conjunto de atributos e características de uma entidade ou produto que determina a sua aptidão para satisfazer necessidades e expectativas da sociedade.”
Segundo o professor Osny Augusto Junior, o conceito de qualidade é algo conhecido desde os tempos em que os chefes tribais, reis e faraós governavam. “Naquela época já existia inspetores que aceitavam ou rejeitavam os produtos se estes não cumpriam as especificações governamentais” afirma o professor.
Dependendo do indivíduo, a noção de qualidade pode ser diferente e devido as estas divergências de opinião e ao difícil entendimento do termo qualidade foram se acumulando as definições e vários estudiosos definiram o tema cada um há sua maneira, ficam aqui algumas opiniões aqui retratadas:
“A totalidade dos requisitos e características de um produto ou serviço que estabelecem a sua capacidade de satisfazer determinadas necessidades”. (American Society for Quality – ASQ / The American National Standards Institute – ANSI, 1978)
“Totalidade de características de uma entidade