sistema operacional
Dentro de um computador existem os hardwares, que seria toda a parte física (como o teclado, mouse, impressora) e também os softwares, que são os programas que fazem os hardwares funcionar. O sistema operacional é o intermediário entre eles.
O sistema operacional, é o software mais importante, pois sem ele para mexer no computador, precisaria conhecer diversos detalhes, o que tornaria o acesso mais difícil e lento. Assim, seu objetivo é facilitar a comunicação entre o usuário e o computador.
Ele é instalado dentro do disco rígido, e toda vez que ligamos o computador, é carregado para a memória RAM (onde os dados dos programas em execução são armazenados).
O sistema operacional possui duas camadas:
Kernel: que significa núcleo. Ele se comunica com hardware do computador.
Shell: Sistema que se comunica com o usuário, levando informações para o Kernel.
Tipos de sistemas operacionais:
Sistema Operacional Monoprogramado (Monotarefa): executa uma tarefa de cada vez.
Sistema Operacional Multiprogramado (Multitarefa): executa mais de um programa ao mesmo tempo. Podem ser monousuário ou multiusuário.
Sistema monousuário: só permite um usuário.
Sistemas multiusuários: Acesso de dois usuários ao computador.
Os sistemas multiprogramado começaram com os sistemas de batch; depois com os sistemas time-sharing e finalmente com os sistemas real-time.
Múltiplos processadores: exige CPUS conectadas trabalhando em conjunto. Existem os fortemente acoplados que são controlados por um único sistema operacional e compartilham a mesma memória e os fracamente acoplados, que cada sistema possui seu sistema operacional.
Fracamente acoplados:
Fortemente acoplados:
Exemplos de sistemas operacionais:
MS-DOS: MS-DOS significa Microsoft Disk Operating System que em português significa Sistema Operacional de Disco. Foi desenvolvido para permitir ao usuário realizar todas as funções básicas e essenciais necessárias no computador.
UNIX: O Unix foi o primeiro