sistema operacional
É uma definição de ações autorizadas (ou proibidas), direito do programador de software imposta ao usuário. Uma licença de um produto de software oferece ao usuário o direito legal de executar ou acessar um programa de software.Um acordo de licenciamento permite que o software seja executado em um número limitado de computadores, autorizando a execução de cópias apenas para backup.
Tipos de licença
Software livre: Todo programa de computador com a licença de direito de autor que conceda ao utilizador 4 liberdades:
Liberdade 0: A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito.
Liberdade 1: A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades, acesso ao código-fonte.
Liberdade 2: A liberdade de redistribuir cópias que possa ajudar ao seu próximo.
Liberdade 3: A liberdade de aperfeiçoar o programa, e redistribuir esses aperfeiçoamentos, que toda a comunidade possa se beneficiar.
A remoção de qualquer uma das quatro liberdades descaracterizaria sua condição de software livre, a maioria dos software livre é licenciado como GNU, GPL ou BSD.
GPL: Impede que o software seja integrado em um software proprietário e garante seus direitos autorais, não permitindo que as liberdades originais sejam limitadas e sem restrições que impeçam a distribuição.
BSD: Ela impõe poucas restrições sobre a forma de uso, alteração e redistribuição do software, é chamado de copycenter.
Software em domínio público: Não possui copyright, o autor pode restringir que sejam feitas modificações.
Copyleft: Retira barreiras a utilização, difusão e modificação do software, mas impede a utilização não autorizada.
Software Proprietário: É necessária solicitar permissão ou pagar para utilizar, redistribuição e modificação são proibidas pelo autor. Pode ser Freeware, Shareware, Trial e Demo.
Freeware: Software Proprietário gratuito mas não pode ser modificado.
Shareware: É gratuito por um tempo, depois é pago por sua