Antropologia
O conceito de aculturação pode ser definido como um processo de troca, ou de contato entre dois ou mais grupos culturais diferentes. Casamentos entre pessoas de regiões distintas do país, até mesmo de países opostos em suas origens são considerados exemplos de aculturação. No filme “A Massai Branca”, Carola, uma suíça, casa-se com um africano Massai1, deixando claro o contato entre duas pessoas de origens e costumes totalmente diferentes.
2) Racismo
Racismo é o ato de considerar determinado grupo superior a outros por motivos raciais2. A tendência do pensamento racista se dá por uma ideia de discriminação e, consequentemente, a exclusão social de um grupo aleatório. No século XX, período da Segunda Guerra Mundial, Hitler tinha a ideologia de que a raça ariana3 fosse superior a todas as outras. Consequência desse pensamento foi a tentativa de extermínio de negros e outras etnias diferentes.
3) Xenofobia
O termo Xenofobia pode ser definido como o medo ou certo preconceito de tudo que é estrangeiro. “O brasileiro Daniel Alves voltou a ser vítima de racismo na Europa. Na partida entre Villarreal e Barcelona, neste domingo, pelo Campeonato Espanhol, a torcida do time da casa jogou uma banana em direção ao lateral-direito da seleção brasileira quando ele se preparava para cobrar um escanteio.” ( Uma manifestação dessa categoria é que muitos estrangeiros acham que no Brasil só existe mato, favela e macacos. Muitas vezes chamam brasileiros de macacos.
4) Estereótipo
Estereótipo ocorre por generalizações feitas em relação a um certo indivíduo ou à um grupo social. Este comportamento caracteriza-se por pressupostos sobre postura de algumas pessoas. Afirmações como “lugar de mulher é na cozinha”, “homem é tudo igual”, são exemplos de estereótipos, pois, com o processo de desenvolvimento e a inserção da mulher no mercado, muitas donas de casa passaram a trabalhar em empresas. Assim como cada homem tem uma personalidade diferente.
5)