Sistema Operacional Solaris
Solaris e um sistema operacional totalmente baseado em UNIX . Moderno e eficaz, tem sido uma boa solução para computadores em rede. E utilizado por grandes empresas
(SANTANDER, BB, SISTEMAS DE TRAFEGO AEREO).
Sistemas que rodam Solaris são projetados para ficarem ligados continuamente.
O Solaris deu origem a muitas características inovadoras tais como:
DTrace ZFS Suporta arquiteturas baseadas nos processadores x86 e SPARC. Segue a especificação POSIX.
Maioria do seu código-fonte hoje em dia está disponível como o sistema OpenSolaris.
Origem Do Solaris final dos anos 60, Ken Thompson do Bell Laboratories, queria criar um sistema operacional que suportasse e coordenasse os esforços de uma equipe de programadores em um ambiente de pesquisa.
Surge o sistema UNIX, cuja primeira versão foi escrito em Assembly para o PDP 7.
1978, UNIX e reescrito em linguagem C, possibilitou transportá-lo de uma arquitetura para outra. A partir desta data, o código-fonte foi licenciado para outros estabelecimentos comerciais e de pesquisas, passando a ocorrer o desenvolvimento de versões distintas em paralelo.
Nos anos 80, Várias versões foram desenvolvidas. 1982, fundação da Sun - surgiu mais uma linha de desenvolvimento, o SunOS.
Necessidade de unificar as várias versões de sistemas UNIX ( torná-lo um sistema aberto padrão).
Foi desenvolvido um UNIX único, conhecido como System V , aproveitando o que havia de melhor em cada linha. Baseado nesse novo sistema, a Sun lança o SunOS 5.x, e em 1992, surge a primeira versão do SOLARIS.
Hoje, o Solaris está em sua versão 11 possui benefícios que estão muito acima de outros sistemas operacionais:
- ambiente operacional grátis.
-ferramentas para uma fácil expansão do ambiente computacional, tornando-o altamente escalável. - Possibilita que operadores façam modificações no sistema sem interromper seu funcionamento. - possui também a vantagem de interoperar com sistemas legados e ainda