Sistema NOTAR
O Helicóptero O helicóptero, é um aeródino (aeronave mais pesada que o ar), que obtem sua sustentação apartir de sua asa rotativa, onde, o rotor principal gira as pás da aeronave e com o ângulo de ataque das pás, gera a sustentação da mesma, oque possibilita ao helicóptero vantagens como a decolagem vertical e o voo pairado. Porém, o rotor principal também gera um fenômeno chamado Efeito Torque, que tende a fazer a aeronave girar sobre si mesma em sentido contrário ao rotor principal, fazendo assim necessária a utilização de um rotor de cauda.
O Rotor de Cauda
O Rotor de Cauda do helicóptero é uma pá de passo variavel, que existe para anular o efeito torque da aeronave, onde ele fica na vertical empurrando a cauda da aeronave contra o efeito torque para estabiliza-la em voo, alem de servir de leme de direção para o helicóptero.
Sistema NOTAR
O sistema Notar, cujo o nome é uma abreviação do que explica o seu conceito, No Tail Rotor (Sem Rotor de Cauda), é um sistema que também anula o efeito torque do helicóptero e substitui o rotor de cauda.
O NOTAR funciona a partir do ar gerado pelas pás do rotor principal e do “Efeito Coanda”, que diz que: Se um fluxo de ar corre em uma superfície curva, tende a aderir à superfície e seguir seus contornos.
Portanto, com o sistema NOTAR, um fluxo de ar pressurizado vindo das pás do rotor principal e enviado a um FAN no início do tailboom (cauda), percorre o interior do cone de cauda até chegar a duas fendas ao final da mesma, que controlam a saída de parte desse fluxo de ar e a partir do efeito coanda, cria no cone de cauda um perfil aerodinâmico fictício, que empurra a cauda da aeronave no sentido contrario ao efeito torque, estabilizando a mesma, e com diversas vantagens em relação à um rotor de cauda.
Vantagens
Maior segurança para as aeronaves que o utilizam, pois anula o risco de pane no rotor de cauda dos helicópteros,