Sistema nervoso
Conteúdo: Níveis do SNC
Bibliografia: Princípios de Anatomia e Fisiologia, pg. 377-459
As informações sensitivas são integradas em todos os níveis do Sistema nervoso e determinam respostas motoras adequadas, iniciando-se na medula como reflexos simples, se estendendo ao tronco cerebral como respostas mais complicadas e finalmente alcançando o cérebro, onde as respostas mais complexas são controladas.
Medula espinhal
• Localização: interior do canal vertebral da coluna • Funções: - Processar reflexos - Via de passagem de impulsos sensoriais para o encéfalo e de impulsos motores do encéfalo para a periferia • Estruturas protetoras: vértebras ósseas e meninges, além do líquido cefalorraquidiano (liquor) - Meninges: revestimentos de tecido conjuntivo que circundam a medula e o encéfalo. Revestem os nervos espinhais até o ponto em que saem da medula pelos forames intervertebrais - Dura mater: meninge mais superficial, entre a dura mater e a parede do canal vertebral há o espaço epidural (coxim de gordura e tecido conjuntivo) - Aracnoide: meninge média, avascular - Pia mater: meninge mais interna, aderente à medula e encéfalo, vascularizada. Entre a pia mater e a aracnoide existe o espaço subaracnóide, que contém o líquido cefalorraquidiano (LCR)
• Anatomia externa: - Quase cilíndrica, achatada antero-posterior. Se estende do bulbo até a 2 ª vértebra lombar no adulto - Intumescência cervical: espessamento a nível da 4 ª vértebra cervical até a 1 ª vertebra toracica, dá origem aos nervos espinhais aferentes e eferentes que inervam os membros superiores - Intumescência lombar: espessamento a nível da 9-12 ª vertebras toracicas, dá origem aos nervos espinhais aferentes e eferentes que inervam os membros inferiores - Cone medular: afilamento da medula, abaixo da intumescência lombar. Do cone medular existe o filamento terminal, extensão da pia mater que ancora a medula ao cóccix.