Sistema nervoso
CONCEITOS, DEFINIÇÕES, DIVISÕES, ESTRUTURAS E FUNÇÕES.
Sistema Nervoso Central consiste em todos os tecidos nervosos que se localizam no esqueleto axial. É constituído pelo Encéfalo e pela Medula Espinhal, formando o neuro-eixo. O Encéfalo situa-se na cavidade craniana e a Medula Espinhal preenche o canal vertebral, formado pela sobreposição das vértebras da coluna.
SEGMENTAÇÃO
No SNC, existem as chamadas substâncias branca e cinzenta. A substância cinzenta é formada pelos corpos de neurônios e é mais externa. Já a substância branca é formada pelos prolongamentos (axônios) e ocorre mais internamente. Os neurônios recebem as informações provenientes de estímulos através dos dentritos localizados no corpo. Estas informações são passadas aos demais neurônios através dos axônios. No momento em que esta informação está sendo transferida do axônio de um neurônio para os dentritos de outro neurônio, têm-se as chamadas sinápses nervosas. Esta organização na transmissão de sinapses explica o fato de a substância cinzenta ser mais externa e a substância branca mais interna, uma vez que estas informações partem da periferia em direção ao centro de processamento, tendo em vista a função primordial do Sistema Nervoso de relacionar o animal com o ambiente, realizando ajustes necessários à sobrevivência.
MENINGES E LÍQUOR
Os órgãos do SNC são protegidos por estruturas esqueléticas (crânio e coluna vertebral) e por membranas denominadas meninges, que estão sob a proteção esquelética, entre os órgãos e os ossos.
A Dura-máter é a camada de meninge mais externa, muito inervada e vascularizada. No Encéfalo, consiste em dois folhetos (interno e externo). O externo está ligado aos ossos cranianos e não possui ação osteogênica, o que torna impossível a consolidação de fraturas ósseas, para que o calo ósseo na superfície interna do crânio não “irrite” o tecido nervoso. Já na Medula Espinhal, é constituída por apenas um folheto. Por ser ricamente