Sistema nervoso
O sistema sensorial recebe estímulos que são transmitidos ao encéfalo, onde são interpretados e transformados em sensações.
De acordo com os estímulos que respondem, os receptores sensoriais podem ser classificados em:
Mecanorreceptores: respondem a estímulos mecânicos, especialmente pressão.
Termorreceptores: respondem à variação de temperatura.
Quimiorreceptores: transmitem informações sobre substâncias químicas dissolvidas no meio.
Fotorreceptores: detectam luz
Receptores de dor
Na pele humana existem mecanorreceptores, termorreceptores e receptores de dor. Em geral, eles adquirem todos os estímulos que proporcionam a sensação conhecida por tato.
Os quimiorreceptores estão relacionados principalmente com o paladar e o olfato. Os quimiorreceptores relacionados com o paladar situam-se na língua. São chamadas de papilas gustativas que nos permite distinguir quatro sabores importantes: doce, salgado, amargo e azedo.
Os quimiorreceptores relacionados com o olfato situam-se no teto epitélio olfatório. As substâncias químicas necessitam estar dissolvidas no ar que entra pelas cavidades nasais para que possam impressionar esses quimiorreceptores.
Nos vertebrados, os fotorreceptores localizam-se nos olhos. O olho é um órgão globoso delimitado por três camadas: esclera, coróide e retina. As células fotorreceptoras, localizam-se na última camada. Elas recebem os estímulos luminosos e os encaminham a uma região, parte o nervo óptico, que leva os estímulos ao cérebro onde são decodificados e transformados em sensações.
O olho humano
No homem, os dois globos oculares estão alojados no interior das cavidades orbitárias e se unem às paredes ósseas graças aos chamados músculos extrínsecos. Os músculos retos possibilitam a movimentação do globo ocular para todos os lados. Outros dois, o oblíquo maior e menor, permitem ao olho deslocar-se em todas as direções.
O olho humano é constituído de três camadas. A mais