Sistema nervoso periferico
Introdução
* O sistema nervoso periférico, é a parte do sistema nervoso que se encontra fora do sistema nervoso central (SNC). É constituído por fibras (nervos), gânglios nervosos e órgãos terminais. Sua origem principal é a crista neural. Sua função é conectar o sistema nervoso central às diversas partes do corpo humano.
Crista Neural: um grupo de células embrionárias, derivadas do revestimento do tubo neural, que originam outros tipos de células adultas, como neurônios e célula da glia, osteócitos, melanócitos e células do músculo liso. É um componente da ectoderme e localiza-se entre o tubo neural e a epiderme do embrião.
- NERVOS : são feixes de fibras nervosas revestidos por uma capa de tecido conjuntivo. Nos nervos há vasos sanguíneos, que são responsáveis pela nutrição das fibras nervosas. As fibras que estão presentes nos nervos podem ser tanto dentritos como axônios que conduzem impulsos nervosos das diversas regiões do corpo ao sistema nervoso central e vice-versa. Os Nervos se dividem em três tipos: I- Nervos Sensitivos: contem fibras sensitivas, que conduzem impulsos dos orgão sensitivos para o sistema nervoso central;
II- Nervos Motores: contem somente fibras motoras, que conduzem impulsos codificados no encéfalo (SNC), até os órgãos efetores (músculos ou glândulas); III- Nervos Mistos: contem tanto fibras sensitivas quanto motoras ,tem o mesmo papel que os nervos sensitivos e motores ao mesmo tempo.
Os órgãos receptores são os órgãos dos sentidos (visão, audição, olfato, paladar e corpúsculos táteis) com conexões nervosas adaptada à transdução dos diferentes tipos de estímulos captados no mundo exterior . Já os órgãos efetores são basicamente as glândulas e os músculos lisos e estriados.
- GÂNGLIOS NERVOSOS: são aglomerados de corpos celulares de neurônios localizados fora do sistema nervoso central. Os gânglios aparecem como pequenas dilatações em certos nervos. Nervos sensitivos, motores