Sistema metrico primitivo
Com este breve relatorio onde iremos expor a primeira e segunda etapa do desafio. O tema abordado sera sistema de medida primitivo baseados no corpo humano e mostrando quais são os principais instrumentos de medição e suas aplicações.
Num primeiro momento iremos dar informações sobre a origem das medidas primitivas e dando um exemplo pratico de três delas. em seguida iremos demostrar quais são os instrumentos de medidas mais usados nas industrias e quais aplicações. Onde sera pego 3 objetos e feito a sua medição através dos sistema métricos primitivos.
Origem do sistema métrico primitivo
O sistemas de Pesos e Medidas são o resultado de uma evolução gradual sujeita a muitas influências. É difícil, portanto, estabelecer um percurso lógico e claro para o seu aparecimento Contar, foi talvez a forma mais primitiva de medir. As comunidades pré-históricas utilizavam as unidades dos seus produtos principais para se exprimirem nas trocas. Por exemplo: um agricultor avaliava (media) uma ovelha em "mãos cheias de trigo" ou outro grão das suas produções.
O sistema de medida por unidades de troca durou milénios.
O desenvolvimento e aplicação de medidas lineares - antes do aparecimento das de peso e capacidade - apareceram entre 10.000 e 8.000 anos AC. As unidades de medida nesses tempos baseavam-se na comparação com objetos naturais. Depois começaram a utilizar-se algumas dimensões do corpo humano como padrão de medidas lineares. Por exemplo: os egípcios chamavam à distância entre o cotovelo e a extremidade do dedo médio: Braça.
Entretanto, alguns povos, perceberam-se de que havia alguma uniformidade entre os pesos de algumas sementes e grãos e assim tomaram-os para bitolas de peso. Por exemplo: o Carat - ainda hoje usado pelos joalheiros modernos - resultou do peso da semente de alfarroba; ou o Grão - ainda usado como unidade de peso - tem origem no peso das sementes do trigo ou da cevada.
A diversidade de todos estes métodos de medida levaram a que as