Sistema Límbico
Introdução e células nervosas
O Encéfalo e o Encéfalo Posterior
O Encéfalo Anterior
O Encéfalo Médio e Cérebro
Medula Espinal e Sistema Endócrino
Sistema Imunológico
Conclusão e Bibliografia
INTRODUÇÃO
O Sistema Nervoso é uma complexa rede de células nervosas ligadas por circuitos neurais, distribuída por todo o corpo. Numa interacção perfeita com o sistema endócrino e imunológico, executa a maior parte das funções de regulação do organismo.
Distingue-se por uma parte nervosa central, formada pelo encéfalo e medula espinal.
Células Nervosas
As células nervosas são as unidades estruturais do sistema nervoso. São caracterizadas por possuírem um corpo celular, numerosos prolongamentos (dentrites) e um axónio (prolongamento mais longo que as dentrites, revestido por uma bainha denominada neurilema).
As dentrites das células nervosas servem para estabelecer ligações com outras células, possibilitando a transmissão de impulsos electroquímicos – sinapses. Quanto maior o número de sinapses e quanto mais estimulado o encéfalo, mais ligações nervosas existirão e maior será a sua capacidade de crescer, transformar-se e funcionar.
Os recém-nascidos não possuem ligações nervosas, sobrevivendo graças ao bolbo raquidiano que coordena todas as funções vitais. O primeiro sinal de que foi criada uma ligação nervosa é quando o olhar da criança se fixa em algo. Com a aprendizagem de movimentos inicialmente através da imitação e, mais tarde por moto próprio, as ligações nervosas desenvolvem-se cada vez mais levando a criança a tentar fazer pequenos movimentos, como pegar em algo.
A complexidade das redes neurais depende e varia com a espécie, sendo a Humana a mais complexa, seguindo-se a dos restantes primatas.
O Encéfalo
O encéfalo pode dividir-se em três porções: o encéfalo posterior, encéfalo anterior e o encéfalo médio. Do encéfalo posterior, fazem parte o bolbo raquidiano e o cerebelo. O encéfalo anterior integra o tálamo, o hipotálamo e o