Sistema linfático
CLAUDIA GOMES BORGES
CLÁUDIA LUANA FERREIRA
DANIELLE BOBATO MENON
DÉBORA FERREIRA
TAYNARA RAUSCH
O SISTEMA LINFÁTICO
Balneário Camboriú
2012
CLAUDIA GOMES BORGES
CLÁUDIA LUANA FERREIRA
DANIELLE BOBATO MENON
DÉBORA FERREIRA
TAYNARA RAUSCH
O SISTEMA LINFÁTICO
Artigo apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Cosmetologia e Estética, na Universidade do Vale do Itajaí, Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CTL.
Orientadora: Prof. Michele
Balneário Camboriú
2012
O SISTEMA LINFÁTICO
Claudia Gomes Borges; Cláudia Luana Ferreira; Daniele Bobato Menon, Débora Ferreira; Taynara Rausch. *
Resumo
O corpo humano é um conjunto de sistemas complexos compostos por diversos orgão originários da união de agregados de células. Essas células presentes no organismo realizam seu processo metabólico onde captam e eliminam estruturas presentes no fluído intersticial. O fluído é o líquido existente nos tecidos que deve ser drenado pelo sistema linfático e devolvido a corrente sanguínia. Esse processo é realizado por órgãos linfóides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos a fim de drenar a linfa (fluído intersticial) aos dúctos que a transporta ao sangue por meio da veia subclávia. Mecanismos externos é o que garante o funcionamento da circulação linfática. A drenagem linfática é um método muito utilizado por esteticistas em tratamentos estéticos, pós e pré operatórios e patologias. Criada em 1936 por Emil Vodder, a drenagem linfática impulsiona e agiliza o transporte da linfa no sistema linfático.
Palavras-Chave: Sistema Linfático. Linfa. Drenagem Linfática. Órgãos. Fluído Intersticial.
* Acadêmicas do Curso Superior em Tecnologia em Cosmetologia e Estética da Universidade do Vale do Itajaí, Turma 1, Primeiro Período.
SUMÁRIO
1