Empreendedorismo: A necessidade de se aprender a empreender
Existe no entanto a necessidade de prever os riscos, pois são naturalmente presentes no ato de empreender, dessa forma, deverão ser previstos e calculados, afim de evitar grandes surpresas no decorrer do processo.
O conceito de empreendedorismo é muito subjetivo, apesar de todos pensarem conhecer, ainda não conseguem definir de forma correta o que essa prática realmente representa. O ato de empreender ainda se apresenta como uma novidade no Brasil, onde se popularizou em meados dos anos 90, no entanto essa subjetividade pode se dar devido as diversas concepções que o mesmo possui
Existir concepções de que o ato de empreender é uma característica nata, presente em indivíduos que nascem com características propícias para empreender com sucesso. No entanto existe também os indivíduos que são influenciados pelo meio onde vive, podendo desenvolver tais características com o tempo, através de estudos, influência familiar, práticas e formação.
Segundo Dolabella (1999,p.12), o indivíduo necessita de um comportamento pró ativo, para que se possa aprender e empreender “aprender a pensar e agir por conta própria, com criatividade, liderança e visão de futuro, para inovar e ocupar o seu espaço no mercado, transformando esse ato também em prazer e emoção”.
Quatro fatores fundamentais para se aprender e empreender
Energia
Visão
Liderança
Relações
Para Filon (1999) se destaca como características as relações, a qual se obtém os conhecimentos necessários e fundamentais no interior de uma estrutura de mercado. As relações proporcionam as informações necessárias durante a tomada de decisões, além do conhecimento diante a realidade do mercado.
Atualmente, a necessidade de possuir e desenvolver profissionais com perfil empreendedor,