Sistema Linfático Anatomia
DA SAÚDE – CCBS
CURSO DE FARMÁRCIA/BIOMEDICINA
Anne Suelen
Ana Paula
Cristovãon Augusto
Eduardo Bentes
Eloy Raul
Izabel Fiel
Jessica Cabral
Luiz Lima
Robson Lemos
SISTEMA LINFÁTICO
Belém – PA
Setembro/2015
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS E
DA SAÚDE – CCBS
CURSO DE FARMÁCIA/BIOMEDICINA
Anne Suelen
Ana Paula
Cristovãon Augusto
Eduardo Bentes
Eloy Raul
Izabel Fiel
Jessica Cabral
Luiz Lima
Robson Lemos
SISTEMA LINFÁTICO
Sistema Linfático, apresentada à disciplina de Anatomia Humana, ministrada pela Profª. MSc. Beatriz Vasconcelos. Curso de Farmácia/Biomedicina da UNAMA.
Belém - PA
Setembro/2015
SISTEMA LINFÁTICO
INTRODUÇÃO
Guerra! O que vem a sua mente quando pensa nessa palavra – grandes batalhas, devastação, destruição, morte? Qualquer historiador dirá que guerra é um tema recorrente desde o início dos tempos. Inúmeras guerras já ocorreram. No entanto, esses combates nada são em comparação com as constantes batalhas travadas por nosso corpo.
Em uma cena de batalha medieval épica, ondas de soldados da infantaria avançam na direção de um inimigo para um combate homem a homem. Atrás deles, fileiras de arqueiros atiram flecha após flecha, algumas mirando nos indivíduos, outras simplesmente atingindo a horda em avanço. Isto não é diferente da batalha do dia a dia travada pelo sistema linfático do corpo contra invasores estranhos que tentam ocupar e danificar nossos tecidos. Algumas das células imunes do corpo travam combates individuais, e como soldados da infantaria, tentem a ter vida curta. Como as flechas dos arcos dos arqueiros, os anticorpos produzidos por outras células marcam indivíduos para morte e destruição. Essas células "arqueiros", não estando nas linhas de frente, têm vida mais longa. Algumas vezes essas flechas até mesmo erram seus alvos e se autodestroem, em vez de destruir o inimigo, a versão do fogo amigo do sistema linfático.
À medida que estudarmos os "exércitos" invasores e os