Anatomia do sistema linfático
Sistema Linfático - possui sistema de circulação próprio (vasos linfáticos), que permeia todos os órgãos do corpo, excetuando-se o cérebro. - faz parte do sistema circulatório, mas possui um fluido conhecido por linfa, em vez de sangue. - ajuda a transportar substâncias – células, proteínas, nutrientes, produtos residuais – devolvendo-os à circulação sanguínea.
Sistema Circulatório: Sanguíneo e Linfático
Sistema Linfático: -Via acessória de retorno dos líquidos dos espaços intersticiais para o sangue. -Função importante nas defesas do corpo contra a infecção e alguns outros tipos de doenças. ANATOMA DO SISTEMA LINFÁTICO
O Sistema Linfático compõe-se de:
Extensa rede capilar que coleta a linfa nos órgãos e tecidos.
Sistema de vasos coletores que conduzem a linfa dos capilares para a corrente sanguínea.
Linfonodos colocados no trajeto dos vasos coletores, atuando como filtros.
Órgãos linfóides: tonsilas, adenóides, baço, e timo.
Linfa, líquido transparente, encontrada somente dentro dos vasos linfáticos.
Capilares Linfáticos
plexos que se entrelaçam com os capilares sanguíneos. endotélio mais delgado em relação ao sanguíneo. células sobrepõem-se em escamas, formando microválvulas.
Vasos linfáticos da mão
Vasos Coletores
Os pré-coletores possuem uma estrutura bastante semelhante ao capilar linfático .
Os coletores linfáticos maior calibre, com estrutura semelhante à das grandes veias.
Denominados vasos coletores aferentes quando situados anteriormente aos linfonodos e vasos coletores eferentes quando situados posteriormente a estes.
Troncos Linfáticos
Vasos de maior calibre que recebem o fluxo linfático e compreendem os vasos linfáticos lombares, intestinais, mediastinais, subclávios, jugulares e descendentes intercostais.
A união dos troncos intestinais, lombares e intercostais formam o ducto torácico e os troncos jugulares, subclávios e tronco mediastinal direito formam o ducto linfático direito.