Sistema imune
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA
YAN MAIA DE QUEIROZ
SISTEMA IMUNE
BELÉM – PA
2011
YAN MAIA DE QUEIROZ
SISTEMA IMUNE
Resenha apresentado ao Curso de Tecnologia em Radiologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade da Amazônia como requisito de pontuação para o 2 NI da disciplina de Morfofisiologia.
BELÉM – PA
2011
Resenha
TORTORA, G. J. e Grabowski, Sandra Reynolds. Corpo humano: fundamentos da Anatomia e Fisiologia. 6º edição. Capitulo 17. Porto Alegre: Artmed, 2006.
Nesta pesquisa foram abordados dados relativos ao Sistema Imune e fala-se também do Sistema Linfático, que juntos fornecem e proporcionam as defesas do corpo contra agentes patógenos e promovem o reparo de tecidos danificados.
Inicialmente os autores descrevem os componentes e as principais funções do o sistema linfático, juntamente com descrição e organização dos vasos linfáticos e a circulação da linfa. Só depois desse assunto que se inicia o sistema imune.
Nesse tema abordam-se dois tipos de defesas: as inatas e as adaptativas, que tem como objetivo descrever os tipos de resistências inespecíficas e específicas e também compará-las. Além de conceituar imunidade e explicar a relação entre antígeno e ântico corpo.
Os linfonodos, o baço e o timo são os órgãos desse sistema que inclui ainda a linfa e os vasos linfáticos. Ele drena o excesso de fluido dos espaços tissulares, devolve as proteínas que escaparam do sistema circulatório, transporta lipídeos e vitaminas e confere imunidade. O fluido intersticial que banha as células é chamado de linfa quando está nos vasos e possui menos proteína que o plasma. Os vasos possuem mais valvas que as veias.
Os linfonodos estão ao longo dos vasos linfáticos e filtram a linfa. O baço é a maior massa de tecido linfático produz linfócito B, e o timo, linfócitos T. Resistência inespecífica é uma ampla variedade de respostas corporais como