Sistema Hidróforo
É o sistema utilizado a bordo dos navios para distribuir água para utilização pessoal da tripulação do navio, como beber, higiene, etc.É um sistema muito simples composto por uma bomba centrífuga, dois tanques de aguada*, um vaso de pressão, medidores de pressão, sistema de ar de controle**.
Vaso de pressão:É um grande vaso que tem água e ar comprimido no seu interior. A função desse ar comprimido é empurrar a água para a rede de distribuição. A bordo o vaso de pressão é conhecido como “balão”. O vaso de pressão tem dois limites, o mínimo e o máximo, dentre os quais o nível de água varia de acordo com a demanda, ou seja, quanto maior a demanda de água menor o nível de água no vaso. De acordo com o nível de água no interior do vaso, o pressostato, que é um dispositivo elétrico responsável pela automação da bomba, ativará a bomba quando o nível da água atingir o mínimo e desligará a mesma quando o nível de água chegar ao nível máximo. Um ponto sobre o vaso de pressão é que ele aumenta a vida útil da bomba, pois se a mesma fosse responsável por distribuir água para a tripulação, ela ficaria o tempo em funcionamento, uma vez que essa água é utilizada a todo o momento.
Além do pressostato existe um outro dispositivo chamado manômetro que serve para fazer a medição da pressão no interior do vaso e a partir das informações obtidas pelo manômetro é possível deduzir o nível de água no interior do vaso, e assim manter o controle da operação. Outro dispositivo muito importante do sistema é válvula de segurança que é ligada ao vaso de pressão, essa válvula é responsável por evitar que a pressão no interior do vaso cresça muito e atinja níveis perigosos. Ela se abre quando a pressão no interior do vaso atinge um valor determinado além do máximo.
*tanque de aguada: é o tanque de alimentação do sistema hidróforo.
**ar de controle: ar comprimido usado para controlar sistemas.