Sistema fixo de combate a incendio
SISTEMA FIXO DE COMBATE A INCENDIO
Cesa – centro de estudos da saúde
Segurança do trabalho - noite
Professor: Rogério
Grupo: Ana Claudia
Daniel Augusto
Gustavo Fernando
Jéssica Ribeiro
Maycon Douglas
Paulo Sérgio
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ............................. 3
SISTEMA FIXO ............................ 4
SISTEMA SPRINKLER ................... 5
HIDRANTES ................................. 6
MANGOTINHOS .......................... 7
REFERENCIAS .............................. 8
INTRODUÇÃO
A água é o mais completo dos agentes extintores. A sua importância é reconhecida, pois mesmo que não leve à extinção completa do incêndio auxilia no isolamento de riscos e facilita a aproximação dos bombeiros ao fogo para o emprego de outros agentes extintores. Atualmente é mais utilizada em sistemas de proteção contra incêndio como o sistema de hidrantes e mangotinhos, sistema de chuveiros automáticos e sistema de água nebulizada, tendo como objetivo o controle e a extinção rápida e eficiente de um incêndio.
SISTEMA FIXO DE COMBATE A INCÊNDIO
Os sistemas fixos de combate a incêndio são destinados a substituir os extintores de incêndio nos casos em que eles não tenham uma boa eficácia quando, por exemplo, o fogo atinge grandes proporções. Outra vantagem de alguns sistemas fixos é que eles podem ser acionados automaticamente, agindo mais rapidamente num principio de incêndio, como no caso dos spriklers. É necessário esclarecer também que o sistema fixo não pode substituir totalmente o uso de extintores, ou seja, independente do tipo de sistema fixo usado, deve-se verificar a instalação correta dos extintores. Os sistemas fixos podem ser hidrantes, mangotinhos, chuveiros automáticos (SPRINKLERS), entre outros.
Sistema SPRINKLER
O sistema de sprinkler é um sistema que funciona com a tubulação cheia d´água e permanentemente sob pressão, (sistema molhado) onde o bico de sprinkler além de ser o