sistema financeiro
Em termos gerais, o sistema financeiro tem como finalidade primordial transferir os recursos em poder dos poupadores (investidores) para o setor produtivo ou para o setor de consumo. HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_financeiro" \l "cite_note-1" 1 É constituído basicamente pelos mercados (onde vários agentes realizam essa transferência mediante operações de compra, venda ou troca de ativos financeiros), por instituições e pelos órgãos reguladores do sistema.2Segundo Franklin Allen e Douglas Gale em Comparing Financial Systems, "sistemas financeiros são cruciais para a alocação de recursos em uma economia moderna. Eles canalizam as poupanças das famílias para o setor produtivo e alocam fundos de investimento entre as firmas."3Como funciona
Rendimento, Poupança e Consumo.
Nas sociedades modernas, todas as entidades que intervêm nas relações econômicas são chamadas de Agentes Econômicos. Todos estes agentes – Estados, Famílias e Empresas – auferem rendimentos. A que se destinam os rendimentos destes agentes econômicos?
Em primeiro lugar, destinam-se ao pagamento das denominadas contribuições obrigatórias que são, essencialmente, para as empresas e para as famílias, os impostos e a segurança social.
Ao rendimento que sobra, depois de pagas estas contribuições, chama-se Rendimento Disponível (RD). Assim:
Rendimentos dos Agentes Econômicos (RAE) – Contribuições Obrigatórias (CO) = Rendimento Disponível (RD)
Se o Estado, as Famílias e as Empresas não consumirem todo o seu rendimento disponível (RD), o rendimento que sobra é Poupança (P). Os agentes que criam poupança chamam-se aforradores.
Por vezes, os agentes econômicos pretendem realizar diversos projetos e não possuem o rendimento disponível necessário à sua persecução, precisando, neste caso, de financiamento.