Sistema erp
Com o avanço da Tecnologia da Informação as empresas passaram a utilizar sistemas computacionais para suportar suas atividades. Geralmente, em cada empresa, vários sistemas foram desenvolvidos para atender aos requisitos específicos das diversas unidades de negócio, plantas, departamentos e escritórios. Por exemplo, o departamento de planejamento da produção utiliza um sistema próprio e o departamento de vendas utiliza outro. Dessa forma, a informação fica dividida entre diferentes sistemas. Os principais problemas dessa fragmentação da informação são a dificuldade de obtenção de informações consolidadas e a inconsistência de dados redundantes armazenados em mais de um sistema. Os sistemas Enterprise Resource Planning (ERP) solucionam esses problemas ao agregar, em um só sistema integrado, funcionalidades que suportam as atividades dos diversos processos de negócio das empresas. Inicialmente é possível compreender ERP como acrônimo relativo à planejamento de recursos empresariais. A empresa estudada a Siderpa é uma produtora não integrada de Ferro Gusa em suas várias apresentações no mercado, desde o ferro gusa para aciarias, ferro gusa cinzento e ferro gusa para nodular e para nodular especial, em várias faixas de teor de silício, fósforo e enxofre.
A Siderpa busca atingir metas cada vez mais favoráveis de baixo custo, produtividade e eficácia de processo, além da satisfação de seus clientes, notadamente pela melhoria constante de qualidade de seus produtos. São preocupações constantes da Siderpa,na Produção de Ferro Gusa:
• A participação de todos na Garantia da Qualidade • A melhoria no atendimento aos Clientes e na eficiência da Produção • O atendimento aos requisitos e a melhoria contínua do Sistema da Qualidade SQ-SIDERPA • A avaliação de novas propostas, parceiras e processos. Foi com intuito de reorientar a gestão empresarial e os processos por meio de um sistema de informação que